Código: | LGP10002 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | RIGG | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências Sociais e Pedagogia | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Gina Cláudia Enguiça Marques Pereira de Lemos |
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Corpo docente: |
Maria Inês Duarte Peceguina |
Português
Espera-se que no final desta UC os estudantes tenham desenvolvido competências no sentido de serem capazes de:
- analisar formas de estar e de se comportar, no que se refere à relação consigo e com os outros;
- reconhecer as dinâmicas que intervêm na emergência e desenvolvimento de grupos;
- identificar e gerir fenómenos básicos das dinâmicas internas de um grupo;
- comunicar e interagir com os outros, promovendo ambiente de trabalho cooperativo;
- pesquisar e analisar informação e reflectir criticamente mobilizando elementos teóricos em articulação com questões de ordem prática.
1.A importância da comunicação nas relações interpessoais
O processo de comunicação: o conceito e as características
A linguagem verbal e não-verbal
A eficácia na comunicação
2. Elementos chave no relacionamento interpessoal
- A percepção do eu:
Importância das relações precoces
Auto-conceito – a chave da comunicação
- A percepção do outro:
A formação de impressões e os processos de categorização
A importância das primeiras impressões
Fatores que contribuem para a formação das impressões – o efeito de ordem, o efeito de halo
atitudes, impressões, estereótipos, preconceito, discriminação.
3 A relação entre os individuos e/ou os grupos: condescendência, normalização, obediência, conformismo, inovação
4. Conflitos interpessoais
- A natureza do conflito
- O estilo pessoal nos conflitos:
Comportamento agressivo
Comportamneto passivo
Comportamento manipulador
Comportamento assertivo
- Diferentes modelos de resolução dos conflitos
5. Os Grupos:
- Conceito de grupo
- Desenvolvimento e manutenção dos grupos;
- Questões chave para a gestão de grupos.
6. Melhorar o seu estilo de comunicação interpessoal
- Comunicação positiva ou negativa
- Reagir de maneira não defensiva à critica
- Saber escutar
7. Temas em aberto. Aprofundamento dos temas tratados ou inclusão de novos temas propostos pelos alunos.
O trabalho desenrolar-se-á fundamentalmente em contexto de sessões teórico-práticas.
1. Estratégias de gestão do programa
Estratégias de auto-aprendizagem são promovidas incentivando-se as capacidades de pesquisa de informação científica, de análise e reflexão crítica. Alguns dos produtos obtidos são objeto de partilha com o grupo através da dinamização de sessões expositivas por parte dos estudantes, valorizando o desenvolvimento de competências de exposição e discussão não só dos conteúdos teóricos como das aplicações práticas dos mesmos.
Nas sessões em que o método expositivo é predominantemente utilizado, são inseridos um ou mais momentos de discussão de temáticas chave em grande grupo, bem como a aplicação de pequenos questionários, filmes ou elementos práticos de modo a facilitar a integração de conceitos teóricos expostos na realidade quotidiana e/ ou profissional.
2. Orientação tutorial
É realizado o acompanhamento tutorial de modo a apoiar, orientar e aconselhar os estudantes no seu percurso de aprendizagem; a actividade tutorial poderá ser desenvolvida quer no decorrer das aulas quer em sessões específicas destinadas a esse efeito, bem como através de sessões extraordinárias de acompanhamento presencial e/ou à distância, consoante as necessidades específicas sentidas.
3. Participação dos estudantes
Espera-se uma participação ativa e interessada por parte dos estudantes, essencial ao progresso das aprendizagens e ao êxito nas avaliações, nomeadamente através de: participação nas aulas, realização de pesquisas orientadas, realização dos trabalhos propostos pelo docente, participação em atividades extra-curriculares potenciadoras dos conhecimentos adquiridos através das aulas e do estudo.
Para além da participação nas aulas, realização de pesquisas orientadas e realização dos trabalhos propostos pelo docente é incentivada a participação em a
tividades extra-curriculares potenciadoras dos conhecimentos adquiridos através das aulas e do estudo.
Outras atividades poderão ocorrer caso a turma/ docente sintam essa necessidade no decurso do semestre.
O trabalho decorrerá essencialmente no contexto de sessões teóricas e práticas
Estratégias de autoaprendizagem são promovidas para incentivar as capacidades de pesquisa do pensamento científico, analítico e crítico
Nas sessões em que o método expositivo é predominantemente utilizado, são inseridos um ou mais momentos de discussão de temas fundamentais em grandes grupos, filme ou elementos práticos que facilitem a integração dos conceitos teóricos expostos na realidade quotidiana e/ou profissional.
Avaliação:
a) a elaboração de um ensaio escrito sobre um dos temas abordados na UC
b) a dinâmica de uma apresentação orientada de elementos da teoria desenvolvida em trabalho escrito e a sua articulação com a componente prática
c) a realização de reflexão individual escrita sobre um dos temas lecionados nas aulas, com consulta e caraterística
d) a participação dos alunos nas aulas e atividades propostas.
No geral, os objetivos e resultados de aprendizagem esperados, após a conclusão do curso são:
a) apropriação e utilização dos diferentes conceitos e questões relevantes desenvolvidas na UC;
b) o domínio dos princípios teóricos, conhecimentos e técnicas que permitam autonomia na sua aplicação;
c) contextualização das aprendizagens propostas pelo curso da UC e desempenho da função profissional;
d) seleção e organização de informações provenientes de diferentes tipos de mídia de produção textual de dimensões e variáveis indicativas de questões de análise crítica e reflexão;
e) a apresentação pública dos trabalhos.
Para atingir estes objetivos, além das estratégias e metodologias acima são aprimoradas as seguintes estratégias:
Acompanhando o tutorial para apoiar, orientar e aconselhar os alunos na sua aprendizagem, a atividade tutorial pode ser desenvolvida quer durante as aulas, quer em sessões especiais destinadas para o efeito, bem como através de sessões especiais de acompanhamento presencial e/ou à distância, dependendo das necessidades específicas. sentido.
Participação ativa e interesse dos alunos, essencial ao progresso da aprendizagem e sucesso nas classificações, que deve incluir: participação nas aulas, realização de investigação orientada, realização dos trabalhos propostos pelo docente, participação em atividades extracurriculares potenciam os conhecimentos adquiridos através de aulas e estudos.
Existem duas modalidades de avaliação na UC: o regime de avaliação contínua e o de avaliação sumativa.
Os estudantes deverão optar entre as modalidades de Avaliação Contínua e de Exame Final. Caso opte pela Avaliação Contínua, o estudante terá que realizar:
Uma Reflexão individual sobre as aprendizagens realizadas na UC(40%).
Relatório de grupo (30%).
Apresentação de um ponto do programa com recurso à bibliografia da UC e dinamização de uma sessão (30%).
Em alternativa à Avaliação Contínua, o estudante poderá optar pelo Exame Final, a realizar na época prevista para o efeito.
Os estudantes que pretenderem ser avaliados de acordo com o regime de avaliação contínua (à excepção dos trabalhadores estudantes), deverão estar presentes em 75% das aulas.
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Curral, L., & Chambel, M. J. (2001). Processos de comunicação nas organizações. In J. M. Carvalho Ferreira, J. Neves & A. Caetano (Coord.), Manual de psicossociologia das organizações (pp. 357-377). McGraw-Hill.
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Golovanova, I. (2018). O poder dos seus gestos. Porto Editora.
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